Mestrado em Letras – Stricto Sensu

Apresentação


O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado em Letras do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF) é recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e conta com duas Linhas de Pesquisa.

O Programa de Mestrado em Letras do CES/JF, criado em 1998, pautou-se inicialmente pela pesquisa sobre a obra de escritores da região da Zona da Mata mineira e entorno, pois constatou-se, então, que pouco desse acervo literário tinha chegado a alcançar repercussão nacional. As obras de diversos escritores dessa região, que corria o risco de ser esquecida do público em geral, foram resgatados devido ao trabalho de alunos do Programa, que deram continuidade nos estudos sobre esses autores no doutorado. A partir dessa abordagem, abrimos a nossa Linha de Pesquisa 1 “Literatura de Minas: o regional e o universal” em 1998.

Posteriormente, foi criada mais uma linha de pesquisa,  que permite o estudo de escritores brasileiros de outros estados: Linha 2 “Literatura Brasileira: tradição e ruptura”. Entre os principais focos teóricos dessa linha de pesquisa destacam-se o diálogo da literatura brasileira com outras literaturas, em especial, as literaturas de língua inglesa, língua francesa e língua espanhola; pesquisa em arquivos de autores brasileiros, tendo como uma das principais fontes o acervo literário da Casa de Rui Barbosa, dirigido pela Profª. Drª. Eliane Vasconcellos, ex-docente de nosso Programa; investigação acerca das relações entre a literatura brasileira e outras mídias e, por fim, estudo dos discursos literários de grupos considerados minoritários (mulheres, negros, homossexuais e índios).