Apresentação


O Programa de Mestrado em Letras do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, CES/JF, com Área de Concentração em Literatura Brasileira atende às exigências da Capes, no contexto das diretrizes do atual PDI em sua proposta transdisciplinar e interativa.

Conscientes da importância da linguagem para a construção do sujeito (Cf. BENVENISTE, Émile. “Da subjetividade de linguagem”. In: Problemas de linguística geral I. Campinas: Pontes, 2005) e do papel da subjetividade na construção do conhecimento e o reconhecimento do papel da literatura nesse processo (Cf. MORIN, Edgar. “Epistemologia da complexidade”. In: SCHNITMAN, Dora Fried (Org.). Novos paradigmas, cultura e subjetividade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996), o Programa aponta como prioridade para a interligação dos saberes, considerados sob a perspectiva de construção de linguagem. Por isso mesmo, acolhe alunos de diferentes cursos de graduação desta e de outras IES. Além disso, está atento ainda para a inserção das diversidades em confluência com o conceito de inclusão social.

É essencial registrar a importância do PPG - Mestrado em Letras do CES/JF na formação de pesquisadores, com relevo para os estudos da literatura produzida na região da Zona da Mata mineira e entorno.
Associando ensino e pesquisa, o Programa desenvolve projetos de extensão, como “O escritor de sua escola”, que engloba escolas municipais, estaduais e particulares cujo nome homenageia um escritor.

Entende-se como fator decisivo na concepção do perfil profissional a ser habilitado pelo Programa e devolvido à comunidade, como elemento atuante, a formação acadêmica associada à suscetibilidade para trabalhar, em sua prática, como pesquisador da própria cultura, fazendo-se mediador nas relações interculturais e criando espaço para a flexibilização e dinamização. Isso vem confirmar a missão do CES/JF- de promover a formação profissional fundamentada em critérios de relevância social.

Área de concentração

O Programa de Mestrado em Letras do CES/JF oferece uma Área de Concentração em Literatura Brasileira.

A esta área de concentração importa, pois, a contribuição para a construção de um pensamento engajado com o desenvolvimento regional, dando condições aos interessados de atuar com criticidade em suas respectivas áreas de trabalho. O trabalho de Pesquisa envolvendo a Literatura Brasileira é, nesse sentido, um incentivo à fixação de pesquisadores e professores em formação.