Mobilidade Internacional


O setor de Mobilidade Internacional tem por finalidade promover o contato de discentes do Centro de Ensino Superior com outras Instituições de Ensino no exterior. O CES/JF promoverá ações conjuntas com os alunos interessados em realizar um período de estudos fora do Brasil, objetivando facilitar a inserção dele na Instituição Parceira, avaliando as melhores maneiras de viabilizar o aproveitamento dos seus estudos quando do seu retorno ao Brasil.

São diversos os mecanismos de promoção da Mobilidade Internacional. Os programas – através de convênios uni ou bilaterais – visam o intercâmbio de conhecimento entre Instituições de Ensino parceiras e o CES/JF. A instituição de origem – CES/JF – poderá enviar alunos a outras instituições para cursarem disciplinas isoladas que poderão – mediante avaliação de seu coordenador de curso – ser validadas para inclusão no seu Histórico Escolar.

Para cada instituição contatada, será conduzido um tipo de convênio, que determinará os termos de aceite do aluno naquela instituição, as demandas relativas à fluência de língua estrangeira, os termos de contratação das disciplinas a serem cursadas e a disponibilidade de apoio aos custos de permanência naquele país.

O setor de Mobilidade Internacional funcionará mediante agendamentos. A fim de atender a todos os discentes do CES/JF – cursos diurnos e noturnos – o agendamento poderá ser feito através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , para atendimento no Campus Academia ou no Campus Arnaldo Janssen.

Nestas reuniões, o discente poderá apresentar sua intenção de estudos no exterior, países de interesse e período em que deseja fazer o intercâmbio. A partir daí, o setor de Mobilidade Internacional iniciará os procedimentos de contato às instituições e verificará a disponibilidade em relação ao curso de interesse. Em seguida, serão feitos os trâmites entre discente, setor de Mobilidade Internacional, Coordenação do Curso e Instituição Parceira para definição do convênio a ser firmado, além de serem verificadas as disciplinas que poderão/deverão ser cursadas naquela instituição e suas características de validação futura.

Contato:

Professora Renata Goretti Piedade - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Convênio:

Atualmente, o CES/JF tem convênio ativo com a Universidade de Ruhr-Bochum, na Alemanha. A discente Julia Erse Witt, do Curso de Arquitetura e Urbanismo, cursou o semestre 2016.2 naquela instituição e já retornou aos seus estudos no CES/JF para conclusão do curso. Suas disciplinas estão em processo de validação. Duas delas, disciplinas equivalentes às oferecidas na Matriz Curricular do curso de Arquitetura e Urbanismo e outras duas, que serão validadas e aproveitadas para comprovação de carga horária de Atividades Complementares.