Seminário Santo Antônio

Apresentação


Situa-se na Avenida Barão do Rio Branco, 4.516 e acolhe jovens seminaristas da Arquidiocese de Juiz de Fora que estão nas etapas dos cursos de Filosofia e Teologia. Há duas comunidades de formação, cada uma delas com o acompanhamento direto de um padre formador.

Os jovens vocacionados participam dos Encontros de Discernimento Vocacional (DIVES) ao longo de um ano. Quando aprovados, são admitidos na Comunidade do Propedêutico com funcionamento na Casa Paroquial de Guarará. Ao final do ano propedêutico, são admitidos como seminaristas no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio.

O Seminário conta com uma equipe de padres formadores: o reitor, vice-reitor, formadores das comunidades, diretores espirituais, assessor psicopedagógico, padres responsáveis pela formação pastoral e ecônomo.

Atualmente, o Seminário oferece os cursos de Filosofia e Teologia, numa parceria da Arquidiocese de Juiz de Fora e o Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES), abertos a todo o público. Dentro de suas instalações, o Seminário também oferece espaço para a realização de encontros, retiros, palestras, cursos, hospedagens, simpósios, entre outros eventos.

Após várias reformas, o Seminário Santo Antônio conta hoje com ampla área externa, possuindo em seus limites uma capela, uma casa antiga – do antigo prédio, onde reside a comunidade de Filosofia, uma quadra poliesportiva, uma piscina, um açude, várias nascentes de água, um campo de futebol, além de uma vasta área verde.

O prédio principal possui uma biblioteca, salas de aula, um auditório, cozinha e refeitório, cantina, quartos (que podem ser alugados para encontros, retiros e hospedagens em geral), Centro da Memória da Arquidiocese de Juiz de Fora, comunidade de Teologia, além de salas para Administração, Secretaria, Direção Espiritual, Diretório Acadêmico e a Reitoria.