Workshop registro e elaboração de documentos na Psicologia


Proponente:

Adriana Pereira Paes. Mestre em Educação pelo CES/JF, Especialista em Educação Infantil pelo CES/JF e Graduada em Psicologia pelo CES/JF. Psicóloga do Hospital Ascomcer de 2006 a 2014. Atualmente é psicóloga da Captmed, empresa de atendimento home-care.

Beatriz dos Santos Pereira - Doutoranda e mestre em Saúde pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) área de concentração Saúde Brasileira. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Faculdade Governardor Ozanan Coelho (FAGOC). Especialista em Docência no Ensino Superior de Juiz de Fora pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Graduada em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF).

Objetivo:

O curso tem como objetivo principal a capacitação para a produção de diversos tipos de documentos psicológicos e registro em prontuário, inclusive, multidisciplinar, contando com aula teórica e prática.

Conteúdo: 

Aula teórica: introdução sobre os tipos de documentos e esclarecimentos sobre normas

Aula prática: atividade de treinamento supervisionada

Investimento:

Público R$ 180,00 - parcela única

Local de realização:

Campus Academia

Data de realização:

14 de abril

Horário:

Das 9h às 12h e das 13h às 17h

Inscrição:

Até dia 02 de abril, no Centro de Extensão e Pesquisa do CES/JF - Rua Halfeld, 1.179, sala 128, das 8h às 12h e das 13h às 18h. Somente poderão participar estudantes e profissionais de Psicologia.

O CES se reserva o direito de cancelar o curso, sem aviso prévio, caso o mesmo não tenha o número mínimo de alunos para acontecer. As vagas são limitadas e todos os participantes receberão certificado on-line.

Apresentação


A Biblioteca do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF) abriga um dos melhores acervos, integrando projetos nacionais de serviços e de redes de bibliotecas, como o Programa de Comutação Bibliográfica (COMUT). No processo de automação, a Biblioteca evoluiu de soluções isoladas para o sistema Pergamum, que contempla desde a formação do acervo até o empréstimo, possibilitando aos seus usuários o acesso da própria residência, via web, para consultas, reservas e renovação.


A biblioteca central - Unidade Academia - está funcionando no térreo do prédio do Núcleo.

O telefone para contato é o 2102-7779.

Dúvidas frequentes


Confira quais são os questionamentos:

SOBRE O ACESSO
Para frequentar as bibliotecas e consultar os seus acervos precisa de algum documento?
R: Sim, o acesso e a consulta são restritos.  
Qual horário de funcionamento das bibliotecas?
R: Cada uma possui horário diferenciado, consulte no site: www.cesjf.br
 
SOBRE O ACERVO
Quais tipos de materiais e assuntos eu encontro nas bibliotecas?
R: O acervo é bastante diversificado. Temos livros, revistas, TCCs, dissertações, teses, publicações avulsas (anais de eventos), CDs.
 
SOBRE EMPRÉSTIMO
Como faço para pegar materiais emprestados?
R: Podem se inscrever para empréstimo domiciliar na Biblioteca alunos de graduação, pós-graduação e mestrado, efetiva e regularmente matriculados, além de professores e funcionários.
Quantos materiais eu posso pegar emprestado e quanto tempo fico com eles?
R: A quantidade de materiais e o tempo de empréstimo estão discriminados no regulamento.
Como funciona o empréstimo no recinto?
R: Estes empréstimos são dos materiais que só possuem 1 exemplar. O empréstimo recinto é para que o usuário fique com o material nas dependências da biblioteca.
Se eu não devolver o material no dia determinado, o que acontece?
R: Pagamento de multa de R$ 3,00 (Três Reais) por dia e por obra, perderá o direito de novos empréstimos e impossibilidade na matrícula.
Caso eu perca o material ou seja assaltado e levem o material junto com meus pertences, como proceder?
R: Comunique imediatamente à biblioteca via telefone ou e-mail ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ) e assim que puder procure a de seu campus.
 
SOBRE OS SERVIÇOS OFERECIDOS
Quais serviços a biblioteca oferece?
R: Orientação à pesquisa local, empréstimo do acervo, treinamentos de turmas e grupos de pesquisa no Portal de Periódicos Capes e outras bases científicas, comutação bibliográfica (COMUT), Normalização e Elaboração de Ficha Catalográfica.
O que é COMUT?
R: É um serviço de obtenção de cópia de partes de documentos (artigos, livros, teses). O serviço é cobrado e o valor é próximo de uma cópia comum. Esses serviços são disponíveis na Biblioteca Central.
O que é a Normalização?
R: Os trabalhos acadêmicos (trabalho de conclusão de curso -TCC, dissertações, teses e artigos) devem seguir formatação determinada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A biblioteca oferece esse serviço para auxiliar a comunidade acadêmica a normalizar seus trabalhos. A orientação deve ser agendada pelo e-mail ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ).
O que é a ficha catalográfica?
R: A ficha catalográfica é uma formalidade que deve constar nos trabalhos acadêmicos, indicados para publicação (exemplar encaminhado para a biblioteca) conforme orienta a ABNT. Para solicitá-la acesse O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e veja quais os procedimentos a serem seguidos.
 
SOBRE FONTES ELETRÔNICAS
Posso acessar as bases de dados da minha residência?
R. Algumas sim. O acesso domiciliar do Portal Capes, não.
Posso fazer downloads de documentos disponibilizados pelas fontes de informação?
R. Dos que tiverem download livre.
Tenho alguns livros para doar como procedo?
R. Baixe o formulário no site www.cesjf.br,  liste os livros e encaminhe o formulário preenchido para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Após análise dos títulos você receberá uma resposta informando se há interesse ou não por parte da biblioteca pela possível doação.