Ciências Biológicas

Apresentação


O curso de Biologia do CES/JF foi estruturado a partir de um conjunto de disciplinas pedagógicas, para atender à demanda por docentes em ciências e biologia, e outras disciplinas específicas que passam pelos conhecimentos em meio ambiente e biodiversidade, saúde e biotecnologia. As diversas disciplinas (pedagógicas e específicas) são trabalhadas a partir de aulas teóricas e práticas em laboratórios e campo.

Atividades extraclasses também são desenvolvidas regularmente, como visitas técnicas, viagens para Zoológicos e Jardins Botânicos e outros ambientes que permitam que o aluno possa presenciar, na prática, os conteúdos aprendidos em sala de aula e laboratórios. 

O egresso do curso de Biologia do CES/JF poderá, ao se formar, atuar como docente no ensino fundamental e médio.

O licenciado em Biologia está apto ainda a ingressar em programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) os quais lhe permitirão atuar como professor e pesquisador no ensino superior.

De acordo com a Lei nº 6.684/1979, o licenciado em Biologia poderá obter o título de Biólogo ao se registrar no Conselho Regional de Biologia e cumprindo os requisitos da Res. 300 de 07 de dezembro de 2012 do Conselho Federal de Biologia, poderá exercer plenamente a profissão de Biólogo em todas as suas áreas de atuação de acordo com o seu currículo efetivamente realizado.

Dúvidas frequentes:

O licenciado em Biologia é Biólogo?

Sim. O título de Biólogo não é dado pela faculdade. O título é atribuído pelo Conselho de Biologia, desde que o licenciado se registre no Conselho.

O licenciado em Biologia pode atuar como Biólogo!

Sim. O que determina se um licenciado ou um bacharel atue como Biólogo é o cumprimento da carga horária mínima de 3200 horas de conteúdos biológicos, estabelecida pela Res. 300 do Conselho Federal de Biologia. Caso o licenciado tenha a carga horária mínima estabelecida pelo Conselho, ele poderá exercer a profissão de Biólogo em todas as suas áreas de atuação de acordo com o seu currículo efetivamente realizado.

Caso o estudante formado em  Biologia não tenha a carga horária mínima estabelecida pelo CFBio, ele poderá complementar essas horas em cursos de pós graduação?

Sim. O estudante poderá utilizar horas de estágio, cursos de extensão e pós graduação para complementar a carga horária do seu histórico, caso ele não contemple as 3200 horas de conteúdo biológicos determinados pelo CFBio.

O Curso de Biologia do CES/JF oferece a carga horária mínima estabelecida pelo Conselho Federal de Biologia?

Não. O curso de Biologia do CES/JF atende à legislação do Conselho Nacional de Educação, que estabelece os requisitos mínimos para atuação do professor de Biologia. No entanto, a instituição oferece aos alunos, oportunidades de cursos de extensão,  estágios extracurriculares e pós-graduação de forma que o estudante possa aprimorar o seu currículo e integralizar a carga horária mínima estabelecida pelo CFBio para atuar como Biólogo.

O curso de Biologia do CES/JF ao longo dos seus 15 anos de funcionamento, possui egressos atuando como Biólogos?

Sim. Ao longo dos seus 15 anos, os egresso do curso de Biologia continuaram seus estudos, ampliaram suas cargas horárias para atender à res. 300 do CFBio e  tem atuado no mercado de trabalho em todas as áreas de atuação do Biólogo. Veja abaixo alguns exemplos:

Alan Fernandes:

Egresso CES: 2009

Ocupação atual: Chefe do Depto de Vigilância Sanitária da Prefeitura Municipal de São João do Nepomuceno.

Área de atuação: Saúde (Vigilância sanitária)

Caio Márcio Monteiro

Egresso CES: 2006

Ocupação atual: Professor e pesquisador da Universidade Federal de Goiás

Área de atuação: Meio ambiente e biodiversidade (Parasitologia)

Isabella Silvestre Barreto Pinto

Egressa CES: 2006

Ocupação atual: Bióloga Supervisora do setor de Biologia Molecular do Laboratório Lemos – Análises Clínicas – Juiz de Fora

Área de atuação: Saúde (Genética humana)

João Paulo Machado Araújo

Egresso CES: 2009

Ocupação atual: Bolsista pesquisador da Pennsylvania State University, PSU, Estados Unidos.

Área de atuação: Meio Ambiente e Biodiversidade (Biologia de Fungos)

Michele Munk Pereira:

Egressa CES: 2007

Ocupação atual: Professora e pesquisadora da Universidade Federal de Juiz de Fora

Área de atuação: Biotecnologia e Produção (Nanotecnologia)

Pedro Dutra Lacerda

Egresso CES: 2011

Ocupação atual: Biólogo – CTA  Meio Ambiente

Área de atuação: Meio Ambiente e Biodiversidade (Biologia marinha)

O curso de Biologia do CES/JF ao longo dos seus 15 anos de funcionamento, possui egressos atuando como professores de Biologia?

Sim. Diversos egressos do curso de Biologia do CES/JF estão hoje atuando como professores de Biologia no ensino fundamental e médio, concursados ou em escolas particulares.

Bruno Antônio Veríssimo:

Egresso CES: 2010

Ocupação atual: Professor efetivo da Prefeitura Municipal de Lima Duarte

Carolina Souza Fonseca

Egressa CES: 2013

Ocupação atual: CEO Extraclass e Professora da rede privada - Colégio Academia de Comércio

Juscinele Calsavara

Egressa CES: 2009

Ocupação atual: Professora da rede privada – Escola Regina Coeli – Rio Pomba- MG

Juliana Eulália Dessupoio:

Egressa CES: 2008

Ocupação atual: Professora da rede privada - Colégio Metodista Granbery e Professora efetiva do Estado de Minas Gerais – Ensino fundamental e Médio

Patrícia Lima Paula:

Egressa CES: 2009

Ocupação atual: Professora efetiva do Estado de Minas Gerais – Ensino fundamental e Médio

Thamiris Dornelas de Araújo

Egressa CES: 2012

Ocupação atual: Professora efetiva do Estado de Minas Gerais – Ensino fundamental e Médio

Por que fazer licenciatura em Biologia?

Por que o licenciado é o único profissional que legalmente, pode atuar no mercado de trabalho como professor de Biologia. E além de professor, conforme já explicado, ele poderá também continuar seus estudos e atuar como Biólogo, desde que atenda à res. 300 do CFBio. O licenciado em Biologia poderá estar habilitado para exercer a profissão de professor e de Biólogo!

Ainda tem dúvidas, quanto a atuação do licenciado em Biologia? Entre em contato por telefone ou e-mail ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ) ou marque um horário com a coordenação, que lhe explicará tudo!

Conheça a Resolução 300 de 07 de dezembro de 2012 do Conselho Federal de Biologia.


Reconhecimento renovado pela Portaria MEC nº 1.091, de 30/12/2015

 
 

Coordenador(a):
Prof. Fabrício Alves de Oliveira
 
 
E-mail:
biologia@cesjf.br
Telefone:
(32)3250-3907
 
Modalidade: Licenciatura
Duração mínima: 4 anos
N° vagas/ano: 100
Turno: noturno, das 18h50 às 22h30
Unidade: Arnaldo Janssen