Gastronomia

Apresentação


Como parte do projeto de expansão do CES/JF, teve início, no primeiro semestre de 2010, o Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia, pioneiro na região.

Em dezembro de 2011, colou grau a primeira turma de Tecnólogos em Gastronomia - a primeira turma de gastrônomos de nível superior do interior do estado de Minas Gerais.

A Gastronomia está ligada à arte de cozinhar, elaborar pratos sofisticados ou simples, cuidando da apresentação do prato, da harmonização das cores, sabores, aromas e texturas, da adequação entre comidas e bebidas. Embora trabalhe a alimentação, não deve ser confundida com um curso de cozinha.

Inclui estudos sobre cardápios, manipulação de alimentos, bebidas, enologia, gestão de negócios gastronômicos, segurança no trabalho, nutrição, técnicas de cozinha e de serviços, tecnologias da cozinha brasileira e da internacional e muito mais. As atividades didáticas incluem aulas em cozinha, bar e restaurante. Como a Gastronomia é multidisciplinar, o curso conta com a experiência de professores que já atuam no mercado, nas mais diversas áreas do conhecimento. Docentes capacitados e atuantes no mercado, cada um nas suas especificidades, são mais um atrativo da nova programação.

O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia poderá trabalhar em empresas de hospedagem, restaurantes, clubes, resorts, cruzeiros marítimos, eventos, catering, bufês, entre outros, e também atuar de forma empreendedora.

Parceiros:

     


Reconhecido pela Portaria SERES/MEC n° 382, de 27/04/2017

 


Coordenador(a):
Profª. Haline Aparecida de Oliveira Maia

E-mail: gastronomia@pucminas.cesjf.br
Telefone:
(32)3250-3858 (Verbum Divinum) (32) 99998-1301 (Centro Gastronômico)
 
Habilitação: Tecnólogo
Duração mínima: 2 anos
N° vagas/ano: 160
Turno: diurno, das 8h às 11h40 (a partir do 2º período haverá dia com término às 12h30) e noturno, das 18h50 às 22h30 (a partir do 2º período haverá dia com
início de aula às 18h).
Unidade: Verbum Divinum