Enade


O que é o Enade?

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação.

Qual o objetivo do Enade?

O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
O Sinaes é composto também pelos processos de Avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional que, junto com o Enade, formam um tripé avaliativo, que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior (IES) de todo o Brasil.

O Enade é obrigatório?

Conforme disposição do art. 5º, § 5º, da Lei nº. 10.861/2004, o Enade constitui-se componente curricular obrigatório, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a situação regular com relação a essa obrigação. O estudante selecionado que não comparecer ao Exame estará em situação irregular junto ao Enade.

Quem deve fazer o Enade?

Estão habilitados ao Enade todos os estudantes ingressantes e concluintes das áreas e cursos a serem avaliados pelo Enade em cada ano. O Ministério da Educação define, anualmente, as áreas propostas pela Comissão de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes. A periodicidade máxima de aplicação do Enade em cada área será trienal.

O que são os ingressantes?

Estudantes ingressantes são aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano de realização do Enade, devidamente matriculados, e que tenham de zero a vinte e cinco por cento da carga horária mínima do currículo do curso cumprida.

O que são os concluintes?

Estudantes concluintes dos Cursos de Bacharelado são aqueles que cumpriram oitenta por cento ou mais da carga horária mínima do currículo do curso.
Estudantes concluintes dos Cursos Superiores de Tecnologia são aqueles que cumpriram setenta e cinco por cento ou mais da carga horária mínima do currículo do curso.

O estudante habilitado ao Enade é obrigado a participar do Exame?

Sim. A participação do estudante habilitado ao Enade é condição indispensável ao registro da regularidade no histórico escolar, assim como à expedição do diploma pela IES.

Qual a situação do estudante concluinte, habilitado ao Enade, que não realizar a prova?

O estudante habilitado ao Enade, que não realizar a prova, não poderá receber o seu diploma enquanto não regularizar a sua situação junto ao Enade, haja vista não ter concluído o respectivo curso de graduação (o Enade é componente curricular obrigatório).

De quem será a responsabilidade pela inscrição do estudante?

A inscrição do estudante habilitado ao Enade cabe exclusivamente à Instituição de Educação Superior (IES).

Quais áreas serão avaliadas no Enade 2018?

Grau de Bacharel

    Administração;
    Administração Pública;
    Ciências Contábeis;
    Ciências Econômicas;
    Comunicação Social - Jornalismo;
    Comunicação Social - Publicidade e Propaganda;
    Design;
    Direito;
    Psicologia;
    Relações Internacionais;
    Secretariado Executivo;
    Serviço Social;
    Teologia;
    Turismo.

Grau de Tecnólogo

    Tecnologia em Comércio Exterior;
    Tecnologia em Design de Interiores;
    Tecnologia em Design de Moda;
    Tecnologia em Design Gráfico;
    Tecnologia em Gastronomia;
    Tecnologia em Gestão Comercial;
    Tecnologia em Gestão da Qualidade;
    Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos;
    Tecnologia em Gestão Financeira;
    Tecnologia em Gestão Pública;
    Tecnologia em Logística;
    Tecnologia em Marketing;
    Tecnologia em Processos Gerenciais.

Quando será realizado o Enade 2018?

A prova será realizada no dia 25 de novembro de 2018, às 13h (horário de Brasília).

Mais informações aqui