Museu


Museu de Etnologia Indígena e História Natural Academia-CES/JF

View the embedded image gallery online at:
https://www.cesjf.br/institucional/museu.html#sigFreeId30341d6256


Os Museus de Etnologia Indígena e de História Natural Academia-CES/JF presenteiam a cidade de Juiz de Fora e região com um valioso patrimônio cultural relativo à cultura dos povos indígenas e a história dos seres vivos na natureza.

Projetados para a função museal, os dois salões de exposição, com 400 m2 cada, são totalmente climatizados, propiciando aos visitantes muito conforto, beleza e aconchego. A reserva técnica e laboratório de História Natural, com aproximadamente 30 mil peças, está em salão à parte.

No Museu de História Natural, hoje, com 1.300 peças, evidenciam-se exemplares de fósseis, minerais, rochas, animais secos, em via úmida ou taxidermizados, ossos e réplicas de peças raras.
O Museu de Etnologia Indígena, com 400 peças indígenas de etnias nacionais e africanas em exposição e 3.600 em reserva técnica, possui também em seu acervo peças oriundas de outras etnias, todas originais.

Com a certeza de que a atividade Museal deve estar sempre a serviço da educação, a equipe desenvolve atividades práticas e teóricas de ensino, com qualidade, envolvendo alunos da Educação Infantil ao Ensino Superior, inclusive de outras instituições educacionais públicas e privadas, além do atendimento ao público individualizado.

A pesquisa interna é, também, outro pilar de sustentação das atividades. Todo o trabalho de manutenção, conservação e restauração das peças é desenvolvido em laboratório próprio, o que impõe uma atualização constante dos dados nos registros informatizados, fundamental para o acompanhamento das mudanças e aperfeiçoamentos do conhecimento científico.

Abertos à comunidade para visitação permanente, os Museus cumprem um papel de importância social. As visitas são gratuitas e monitoradas por profissionais devidamente preparados e qualificados. Ponto de referência cultural na cidade de Juiz de Fora e região, os dois salões recebem anualmente um público médio de 2 mil pessoas.

Funcionamento e contatos

De terça a quinta-feira, das 14h às 17h.
Rua Halfeld, 1179 - Centro - CEP 36.016-000 - Juiz de Fora - MG
Agendamento de visitas pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.