Jornalismo

Estudante de jornalismo é selecionada para estágio na Câmara dos Deputados

Programa, vivenciado em três dias, tem por objetivo fazer o estudante coloca a mão na massa.

 

A estudante de Jornalismo do CES/JF, Jéssica Almeida Antunes Rosa, é uma das escolhidas para participar do Estágio Participação desenvolvido pela Câmara dos Deputados, que acontece entre os dias 19 e 21 de março. O programa é indicado a estudantes universitários brasileiros de todas as áreas, com idade igual ou superior a 18 anos. Estudantes de pós-graduação também podem se inscrever.

O processo seletivo é realizado com um quiz online, através de perguntas sobre os assuntos relacionados à Câmara dos Deputados e temas em debate atualmente. Os 50 candidatos melhor pontuados são convocados por e-mail, onde são solicitados alguns documentos. Após análise dos dados, os selecionados são chamados para passar três dias na Câmara dos Deputados, em Brasília.

O Estágio Participação é “mão na massa”. A dinâmica durante os três dias de vivência está baseada no cumprimento de tarefas ou “missões” que conta com produção de vídeos, infográficos, reportagens e muita pesquisa. Cada edição aborda um tema específico, desta vez as discussões serão a respeito de segurança pública.

A Câmara dos Deputados conta também com uma plataforma chamada Escola Virtual de Cidadania, voltada para educação política com conteúdos para capacitação acerca de temas que envolvem o processo legislativo e cidadania. Dentre os conteúdos, há um curso online gratuito sobre “O Processo Legislativo para Jornalistas”, que pode ser acessado aqui.

O próximo quiz de seleção para o Estágio Participação será entre os dias 19 e 22 de março, o tema ainda não foi definido.