Jornalismo

Resultados dos eventos competitivos da 11ª Semana da Comunicação*

Hall das Agências, Festival do Meio Minuto, Corrida Criativa e Desafio Jornalístico.

Entre os dias 7 e 11 de maio, foi realizada a 11ª Semana da Comunicação dos cursos de Jornalismo e Publicidade & Propaganda, que em 2018 trouxe a temática principal dos 70 anos da Declaração dos Direitos Humanos, sob o viés das práticas comunicacionais. A programação acadêmica (confira aqui o que tivemos) incluiu mesas, palestras e painéis relacionados ao tema, além de oficinas, eventos culturais, com apresentações da oficina de teatro Entremez, a MC Laura Conceição, o músico Glauco Batista e a banda Reggae Acústico, além de quiz temático e o Agita CES Encontro. A Semana reservou na programação, como já é tradicional, premiações (confira abaixo) para equipes de alunos, através dos eventos competitivos: Hall das Agências, Festival do Meio Minuto, Desafio Jornalístico e Corrida Criativa.

Iuri Mourão, um dos vencedores do Meio Minuto, na categoria Spot radiofônico social ou de utilidade pública, com o Jingle Não vote nulo, falou sobre a sua participação no evento. “É a primeira vez que participo e foi uma surpresa ter ganhado o prêmio; a concorrência estava muito forte. É um festival que possibilita mostrar o potencial do estudante e colocar suas habilidades para fora de sala de aula. Em um ano de eleição é mais que essencial falar do voto consciente em nossa crise política”.

Matheus Mendes, integrante da equipe Mercúrio, a vencedora da Corrida Criativa, relatou sobre a experiência: “Já é o segundo ano que a gente participa da Corrida Criativa, ano passado nem chegamos a ficar no pódio, mas já tinha sido a melhor experiência dentro da faculdade para gente. Esse ano foi melhor ainda, pois já estávamos mais maduros. Eu acho importante os alunos perceberem a importância da Corrida Criativa para os publicitários, é uma experiência muito boa e o feedback é muito positivo”.

O estudante Raoni Dias, também da equipe Mercúrio, contou o que achou da 11ª Semana da Comunicação: “Acho que essa foi a melhor Semana da Comunicação que a gente já participou; teve um conceito muito bem amarrado esse ano, falando dos direitos humanos, foi muito legal ter esse tema unificando todas as áreas da Semana da Comunicação, acho que isso poderia se repetir nas próximas edições”.

A aluna Alice Moreira falou sobre como foi participar do Desafio Jornalístico: “Foi muito legal, por que eu estou no 3º período e no ano passado eu não tinha participado tanto. Só tinha visto algumas palestras mesmo. Dessa vez eu estava mais envolvida e participei do Desafio com um grupo que tinha várias pessoas de períodos diferentes, e o pessoal que já está há mais tempo ajudou muito a gente, eu aprendi muita coisa. Foi muito legal ganhar, eu nem esperava, por estar no 3º período ainda, e aprendi muito”.

A coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade & Propaganda do CES/JF, professora Gilze Bara, fez um balanço da edição: “A Semana da Comunicação foi super positiva; nós tivemos vários debates em torno dessa temática mais aprofundada sobre os direitos humanos, como representatividade, visibilidade e invisibilidade, e a importância de se dar voz as pessoas. Foram discussões profundas e amplas; conseguimos cumprir o nosso objetivo que foi o de trazer essas reflexões ao nossos alunos e alunas”.

A organização da Semana teve apoio executivo das turmas de Comunicação e Eventos, do 5º período, que reúne alunos dos cursos Jornalismo e Publicidade & Propaganda sob a orientação da professora Ana Marta Ladeira, e coordenação da professora Gilze Bara. O evento teve como parceiros: Phormar, Bahamas, Cantina do Léo, Talarico Representações Ltda, Babi’s Cake, Pimenta Red Hot Grilo Peppers, Cervejaria Ouro Preto, Arts Empire, Natália Assis tatoo, Ananda e Pizza Express Delivery.

Premiações

Hall
O Hall das Agências tem como principal objetivo afixar as placas com as logomarcas das agências experimentais de publicidade e jornalismo do sétimo período, e possui duas edições ao ano (primeiro e segundo semestre). A edição do primeiro semestre faz parte da programação da Semana da Comunicação e, nesse ano, aconteceu na terça, 08, com coquetel, ação do parceiro Ombrelo e participação do músico Glauco Batista. Também no Hall, é entregue a premiação à melhor agência de publicidade do período anterior, conferido à equipe que conquistou a maior nota, somando todos os trabalhos executados ao longo do período (briefing de varejo, briefing cliente nacional, briefing cliente local e cliente real).
A equipe Gobo foi a premiada durante a 11ª Semana da Comunicação, pelos trabalhos realizados no semestre anterior. Os integrantes são: Ernandes Câmara,  Humberto Moreira, Letícia Tomaz, Nicolas Barbosa e Sabrina Santos.

Festival do Meio Minuto
O Festival do Meio Minuto reúne conteúdos audiovisuais de 30 segundos produzidos por equipes de alunos. Os trabalhos são avaliados por um júri técnico, que nesse ano contou com a presença de Ana Carolina Durante, Juliana Araújo, Lilian Werneck e Mariana Marcial; e também pelo júri popular. A apresentação foi conduzida pelas professoras Gilze Bara e Renata Vargas. O Festival aconteceu na noite de quarta, 09, no Teatro Academia, quando foram exibidas as peças inscritas em quatro categorias: Spot radiofônico social ou de utilidade pública; Spot radiofônico publicitário, promocional ou institucional; Filme social ou de utilidade pública e Filme publicitário ou promocional.
JÚRI TÉCNICO:
Categoria: Spot radiofônico social ou de utilidade pública
1º lugar: Jingle Não vote nulo
Alice Helena Reis | Heleno Kaizer | Igor Alves | Iuri Mourão | Olívia Mourão e Victor Rosa
2º lugar: Voto é coisa séria
Lucas Gabriel | Jonathan de Souza Araújo | Jéssica Miranda
3º lugar: Halloween
Álvaro Fernandes | Guilherme Delvaux | Ian Lucareli | Isabela Montovani | Matheus Mendes e Raoni Dias de Oliveira

Categoria: Spot radiofônico publicitário, promocional ou institucional
1º lugar: EMPATE:
Sex Shop Ponto G
Ana Paula de Resende | Arthur Barreto de Souza Couto e Camila Maestri
 
Spot Vizu
Álvaro Fernandes | Guilherme Delvaux | Ian Lucarel | Isabela Montovani | Matheus Mendes e Raoni Dias de Oliveira
2º lugar: Burguer Queen
Arthur Barreto | Bethina Alves Oliveira | Germano Sathler | Juliana Hypolito,
3º lugar: Jingle Citrolim
Amanda Manera | Bárbara de Sá  | Bethina Alves Oliveira | Fábio Rochini | Germano Sathler | João Carneiro

Categoria: Filme social ou de utilidade pública
1º lugar: Vote certo, vote consciente
Guilherme Delvaux | Ian Lucareli | Isabela Montovani | Matheus Mendes e Raoni Dias de Oliveira
2º lugar: Transformar-se: há arte em toda parte
Bethina Alves Oliveira | Germano Sathler|  Jéssica Almeida  | João Carneiro

Categoria: Filme publicitário ou promocional
1º lugar: Goleada de ofertas Oupa
Bruno Lopardi Brigatto | Caio da Silva Pinho | Camila Maia Almeida | Gustavo Santos Alves
2º lugar: Cervejaria Rio Preto
Bethina Alves Oliveira | Germano Sathler | Iuri Mourão

JÚRI POPULAR (vencedores):
Categoria: Spot radiofônico social ou de utilidade pública
- Jingle Não vote nulo
Alice Helena Reis | Heleno Kaizer | Igor Alves | Iuri Mourão | Olívia Mourão e Victor Rosa

Categoria: Spot radiofônico publicitário, promocional ou institucional
- Sex Shop Ponto G
Ana Paula de Resende | Arthur Barreto de Souza Couto e Camila Maestri

Categoria: Filme social ou de utilidade pública
Vote certo, vote consciente
Guilherme Delvaux | Ian Lucareli | Isabela Montovani | Matheus Mendes | Raoni Dias de Oliveira

Categoria: Filme publicitário ou promocional
Goleada de ofertas Oupa
Bruno Lopardi Brigatto  | Caio da Silva Pinho | Camila Maia Almeida e Gustavo Santos Alves

 
CORRIDA CRIATIVA e DESAFIO JORNALÍSTICO

Na sexta feira, 11, noite de encerramento da Semana, o Teatro Academia foi palco do Agita CES Sarau, com apresentações de alunos, revelando talentos em música, dança e declamação; e das premiações da Corrida Criativa e do Desafio Jornalístico, eventos competitivos que aconteceram ao longo da manhã e tarde da sexta-feira.

Corrida Criativa consiste em uma competição ao longo do dia entre equipes de alunos para desenvolver uma campanha para um cliente real; o cliente de 2018 foi a ex-aluna Júlia Reis e sua marca de maquiagem Ameike, também voltada para o público LBGT, atendendo à temática principal do evento. Além dos professores organizadores da Corrida, Frederico Simão, Gustavo Burla e Letícia Nogueira, o júri foi composto pela proprietária da marca, Júlia Reis e pelos professores convidados, Marcos Villas Boas e Tarcízio Dalpra Júnior. Abaixo os três primeiros colocados.
1º lugar: Agência Mercúrio Comunicação
Guilherme Delvaux | Ian Lucarelli | Isabela Montovani | Matheus Mendes e Raoni Dias de Oliveira
2º lugar: Agência Luza Propaganda
Alice Cristina Vieira | Bárbara de Sá | Caik Sene | Matheus Freitas Cirilo | Miriã Moreira e Pedro Werner
3º lugar: Agência MIMEPUB
Elisa Alves Condé | Francine Vieira  | Ícaro Fernandes Marotta | Matheus Vignoli Coelho | Raphael A. C. J. Motta | Ronaldo F. Dias | Sarah Lentini e Taynara Silva  

Desafio Jornalístico consiste na criação por equipes de alunos de pautas e execução de reportagens para plataformas de rádio, impresso, tv e web. O tema Gente foi o proposto para edição de 2018, também integrado à proposta geral da Semana. A equipe organizadora e corpo de jurados é composta pelos professores Evandro Medeiros, Gilze Bara e Renata Vargas. Nesse ano, houve duas equipes inscritas. Abaixo o resultado.
1º lugar: Flamingo Comunicação
Alice Moreira Couto | Giovanna de Souza Oliveira Affonso | Isabela de Magalhães |  Jair Roberto da Silva Santos | Nicole Godtfredsen de Souza | Thais dos Santos Moreira e Vinícius Serra Antunes
2º lugar: Gatos Loucos
Alex Periard Lopes | João Marcos Souza Santos Nunes Bisca | Rodrigo Andrade Caniato e Sebastião Fernando Castilho

Veja mais em:
facebook.com/semanacomunicacaocesjf
instagram.com/comunicacao.cesjf

*Colaboração: Lara Valentim e Vinícius Tirapani: estudantes do 5º período de Jornalismo (noturno), com supervisão da professora Ana Marta Ladeira.